Blog

maio 28

A maturidade

Maturidade é o mesmo que inocência com uma grande diferença: é uma inocência desejada e resgatada conscientemente na vida adulta. Você cresceu, sofreu, viveu momentos difíceis, aprendeu sobre a dor, a felicidade e a tristeza, sabendo quão profundas são suas raízes . . . e se torna inocente. Não é uma inocência de criança que ainda não aprendeu nada. Maturidade significa resgatar a inocência perdida, significa reinvidicar o paraíso a que todo nascido tem direito. Ninguêm vai nos corromper mais, pois nos tornamos inteligentes o bastante para identificar e resistir ao que não mais desejamos. Inocência é coragem e ao mesmo tempo clareza e inteligência. A maturidade é um crescimento interior.

Maturidade não é envelhecer. Envelhecer é algo que acontece no corpo e não nos vai dar sabedoria por si só. A maioria das pessoas acha que envelhecer traz sabedoria, o que não é verdade. Poderemos sempre ter experiências de duas maneiras.
A primeira maneira não nos dará maturidade e é vivida pela maioria das pessoas. Elas vivem estando ou hipnotizadas ou inconscientes. Acontecem fatos, mas ”elas não estão lá”. Ou sofrendo ou alegrando-se, elas não estão atentas ao que está acontecendo. As experiências não marcam, não se tornam sabedoria. Nada de novo é aprendido, “não tem importância”. “A vida é assim mesmo”. Nada de novo se incorpora à vida senão um “gosto amargo de viver”. Se se vive de maneira automática e inconsciente, simplesmente se envelhece. A pessoa está dormente. A conclusão é que a maturidade é algo que poderemos ou não, incorporar à nossa vida.

A segunda maneira é a única que dará a maturidade. Sendo participantes atentos, ativos e lúcidos da nossa vida, as experiências conscientes serão incorporadas como maturidade. A maturidade vem da consciência. Consciência aqui significa aquilo que apreendemos, aceitamos, e incorporamos ao nosso ser! Vivendo com consciência, amadurecemos. Desse acordar para a vida em diante, mesmo envelhecendo, -processo do corpo- alertas sempre, e com total consciência, -processo ativo do ser- adquirimos maturidade!

A maturidade fará o ser humano viver o hoje, sabendo que a vida não anda para trás e não se preocupa com os dias passados! Vivendo o hoje com fé, confiança e consciência, o amanhã será sempre melhor. Já se acharmos que nada tem jeito e vivermos sem esperança, o amanhã será sempre uma carga insuportável. E a vida, um inferno.

Felicidade na vida é conquista pessoal. Todos querem a felicidade. Felicidade, porém nada tem a ver com os outros, ou com o que possuímos ou não. Na vida há felicidade e tristeza para todos. Na vida existirão momentos de tristeza, assim como existem o dia e a noite, o doce e o salgado, a vida e a morte, etc. Devemos compreender que teremos os dois! Só que conhecendo a dor, poderemos aproveitar muito mais a felicidade. A maturidade trará felicidade e prazer imensos!

A maturidade do ser humano acontece quando começamos a amar, em vez de necessitar. Depender de coisas ou pessoas nos torna escravos. Se dependermos do outro sempre haverá infelicidade. Maturidade é amar compartilhando fraternalmente nossa vida, com quem desejarmos, gerando satisfação total. E fazendo sempre o que gostamos, sem culpa ou medo, tudo na vida será prazer!

Dr. Octavio José de Almeida Lignelli

Agende agora sua terapia